segunda-feira, 19 de abril de 2010

Censurado!

A prefeitura do Rio de Janeiro decreta a proibição de alguns acessórios nas escolas municipais, como uso de celular, pulseiras "do sexo" e o uso de bonés e boinas pelos estudantes.
Proibir celular em sala de aula é completamente compreensível. Visto que atrapalha professores e alunos dentro da sala de aula. Devido a evolução tecnológica, este aparelho possui uma infinidade de recursos tentadores que desviam a atenção de qualquer um.
As pulseirinhas coloridas feitas com material de silicone, são o "fuzuê" que reverberam tal decreto. Elas se tornaram um jogo que virou moda na Inglaterra chegando ao Brasil. Aqui, disseram que as pulseiras são responsáveis por crimes sexuais e que estimulam crianças e adolescentes a praticarem sexo. Eu conheço gente que usa essas pulseiras há tantos anos e nunca sofreram violência ou abuso sexual. Com essa nova moda são surpreendidas com comentários sexistas e piadas infames a respeito do acessório. É uma perda de tempo uma simples pulseirinha ser culpada pelos estupros que acontecem por aí, como se a proibição do uso fosse inibir os estupradores de cometer esses crimes. Santa ignorância!

Eu estudava numa escola, que era rigorosa quanto a obrigação do uniforme, que era nas cores azul e branco. A diretora e dona da escola (a quem eu e todos os alunos odiavam), exigia dos pais que comprassem tênis preto e a meia tinha que ser branca. Eu como sempre gostei de preto, desde criança, tinha escolhido um tênis preto para ir à escola e a minha irmã escolheu um montreal branco com listras azuis. Não deu outra, foi barrada na porta e minha mãe teve que usar seus dotes de artista plástica pra pintar o tênis dela de preto, porque como ela já tinha usado o tênis a loja não permitiria a troca e nós não tínhamos um pé de dinheiro (como diz meu pai) no quintal de casa.

Acho muita falta do que fazer proibir o uso de acessórios que não comprometem o uniforme da escola, como bonés e boinas. Os bonés são de extrema necessidade hoje em dia com o aumento das temperaturas e recomendado pelos médicos na hora de se proteger do sol. Só falta agora incluírem nesta lista moralista a restrição dos óculos escuros e bloqueador solar. 

Para mais informações veja a reportagem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não importa em qual idioma você escreve, o mais importante é o teu feedback. Obrigada!
No matter what language you write, the most important is your feedback. Thank you!

Contador de visitas