quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Vamos celebrar a estupidez humana"


O Adriano júnior exerce uma função que muitos profissionais habilitados e com muito mais competência deveriam estar executando. De um simples sonoplasta, ele despontou para o cargo de maior importância numa emissora de rádio, o de locutor. Ambas funções exigem conhecimentos acadêmicos, visto que sonoplastia é uma das disciplinas obrigatórias na grade do curso de Rádio e TV(Radialismo).

É de conhecimento geral que a não obrigatoriedade do diploma de jornalista entrou em vigor, como se isso já não acontecesse "por debaixo dos panos" e exemplos como este que você vê acima só nos prova que o registro de um jornalista que tenha curso superior é tão importante quanto o diploma de um médico graduado conforme a Lei.

Numa faculdade de Comunicação Social se aprende a trabalhar (principalmente no rádio) a voz, a dicção, a treinar a pronúncia correta das palavras, a ler bastante, conhecer um pouco idiomas estrangeiros e assim pronunciá-las de maneira correta.
Na televisão acontece o mesmo processo, só que é bem mais trabalhoso pois exige um custo maior com relação ao rádio. Para um apresentador de telejornal é preciso ter uma boa postura e saber interpretar o que está escrito no TP (Tele prompter), um mecanismo que exibe o script enquanto o programa está sendo veiculado na televisão.

Na maioria das vezes quando um apresentador de tv ou rádio comete erros durante a transmissão, a responsabilidade do erro cai sobre o roteirista. Se um roteiro precisar fazer uso de uma palavra estrangeira compete ao roteirista tornar essa palavra legível para o apresentador, sendo necessário escrevê-la de maneira errônea para ser pronunciada corretamente.

Por isso eu não culpo o Adriano Jr. por cometer tantas "gafes", a produção da Rádio Regional de Palmital deveria ter transformado as palavras estrangeiras em linguagem radiofônica em vez de lhe entregarem um roteiro elaborado com palavras cultas com a intenção de "sacanear"(para não dizer humilhar) o seu funcionário, que já não se importa mais em ser conhecido pelo seu déficit de conhecimento da língua portuguesa. Afinal, ele agora é uma celebridade, famoso nacionalmente através do Youtube que lhe rendeu uma entrevista para um programa de TV veiculado em rede nacional. Quem sabe isso tenha gerado um aumento no seu contra-cheque hein?! Eu não duvido.

Citando The Doors: "As pessoas são estranhas" mesmo. Há aquelas que se aproximam das outras com inteligência ou beleza inferior à sua só para se sentirem superiores. Pessoas essas que sozinhas seriam consideradas invisíveis pois não possuem grandes atributos, não contribuem em nada com o progresso mas que sentem prazer em apontar as falhas dos outros, como se fossem perfeitos.

Quem é perfeito?
Aquele que não é Humano!
A única característica que nos diferencia dos outros seres vivos é a Imperfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não importa em qual idioma você escreve, o mais importante é o teu feedback. Obrigada!
No matter what language you write, the most important is your feedback. Thank you!

Contador de visitas